sábado, 23 de maio de 2009

Prosa Review: Tudo sobre The Sims 3!

Eu lembro que os três mega-motivos que me fizeram pressionar enlouquecidamente meus pais para que eles me dessem um PC foram Half-Life (é, o primeirão mesmo), RollerCoaster Tycoon e The Sims. Enquanto todo mundo jogava The Sims e comentava sobre ter matado o carinha na piscina ou ter baixado algum objeto novo, eu só ficava imaginando como seria aquele jogo tão inovador.
Os tempos passaram, os Sims evoluíram, e a nova aposta da Maxis é a terceira versão do mais famoso game de simulação of the world. É cá-lá-ro que eu já testei, então nada mais justo do que compartilhar minhas impressões em um review.



Confesso que quando vi as primeiras imagens do jogo no Newsletter da EA achei que parecia mais uma adaptação gráfica do Sims 2 bem malacabada.
É, pensei errado... :s The Sims 3 é simplesmente fodex, e absurdamente leve (1 DVD simples)!!! Na verdade ele é tudo o que o The Sims 2 acabou deixando por desejar e mais um pouco.
As primeiras mudanças estão na tela de inicialização do jogo. Nela estão presentes uma janela indicando as novidades disponíveis para o jogo, um Gerenciador de Downloads e do conteúdo instalado (é, agora você não precisa se matar vasculhando as pastas de downloads pra deletar aquele sofá tosco que baixou sem querer...) e um botão de atualização. É muito provável que as expansões do jogo sejam distribuídas por download...
Os gráficos estão bem parecidos com os do Sims 2... Na verdade ao que me parece, apenas melhoraram as texturas, acrescentando alguns detalhes.


Na parte de loading do jogo, nenhuma grande novidade: as tradicionais frases como "Compondo texturas de Ursinho de Pelúcia" continuam lá. A música é a mesma do Sims 2, com uma batida um pouco mais animada, e o vídeo de apresentação é impagável (só pra variar).
Depois do loading começam as novidades. Agora o jogo é separado por usuários, então você não é obrigado a dividir a cidade com sua irmãzinha chata que vive detonando o seu mapa.


Agora uma das partes que mais interessa aos jogadores: a criação do Sim.
É... O pessoal da Maxis acertou em cheio no desenvolvimento dessa parte do jogo... Agora TUDO, eu digo EXATAMENTE TUDO é personalizável. Você escolhe o formato da roupa, escolhe a cor dela, pode mudar o material (couro, tecido, madeira...) e ainda alterar a cor do material e ainda a cor de cada parte de uma textura, por exemplo. Isso desde a escolha das roupas normais até de meias, luvas, calçados... Até a presilha do cabelo da tia e o boné dos manos são personalizáveis!!!
A escolha das características físicas está bem mais fiel a realidade, e com uma quantidade menor de alterações.


Uma coisa que eu não gostei muito foi a escolha da personalidade do Sims. Agora ele tem uma personalidade própria de acordo com as roupas e características físicas que você escolher, além de uma parte em que o jogador pode acrescentar traços de personalidade (muito parecido com o do Sims 2). Eu gostava da época em que só clicava no signo de Touro e pronto, a personalidade do meu Sims estava criada, mas para os mais entusiastas, o sistema melhorou muito agora.
Outra coisa que é típica do primeiro "Sims" de uma série é a falta de conteúdo. Quem quiser fazer um Sim realmente parecido com alguém real terá que esperar os pacotes de atualizações. Nos cabelos, por exemplo... 90% é de mamãe quero ser EMO/EMA, mas tudo bem... A parte de bonés e chapéus compensa...
Ah! Esqueci de dizer... Dá até pra escolher o tom de voz do Sim agora O.o Isso realmente me surpreendeu...


Agora a parte que interessa... Jogar! Depois de montar sua família, a escolha do lote ou da casa é a mesma de sempre, com a exceção de que agora é possível escolher se você quer a casa imobiliada ou não.
Mas o que mais me surpreendeu foi a interação com o mapa! Agora você pode simplesmente reduzir o zoom da sua casa, avistar a casa do vizinho e assaltar a geladeira dele, ou invadir uma festa. O que a Maxis tentava fazer desde a expansão Encontro Marcado do Sims 1, que era interagir totalmente no ambiente, como se fosse uma grande SimCity finalmente foi realizado! O mapa é praticamente todo "visitável", desde o seu local de trabalho, até clubes, cachoeiras, casas alheias, praças, lojas, e até um estádio de futebol. Você pode usar as coisas das casas dos outros até ser enxotado a socos de lá!
Outra coisa que é possível também melhorar o currículo fazendo aulas e cursos em alguns locais, como aulas de culinária ou pintura. Tudo isso pode ser feito ou se deslocando a pé pela cidade, ou com seu veículo (carro, bicicleta.. - SIM! Agora tem até bicicleta!), ou então chamando um Taxi pelo celular (SIM! - Agora tem celular!).
Só achei que seria interessante que aparecesse o Sim assistindo a um show de rock ou aprendendo uma aula, mas acho que já estou querendo demais...



A interação com os objetos e outros Sims é praticamente a mesma do Sims 2, mas agora você descobre a personalidade alheia depois de algumas dicas da conversa, e vai reunindo os principais detalhes da personalidade do Sim em um relatório, bem útil para descobrir o que o seu chefe gosta e começar a puxar o saco dele atrás de uma promoção.
Agora vamos ao Modo Compra. O esquema é bemmm parecido também com o Sims 2, mas a separação dos movéis/equipamentos por categorias está muito mais intuitiva e prática. Ótima idéia a divisão de ícones nos cômodos!! Ah, e sem contar que agora é possível colocar as coisas na diagonal, e a grade de encaixe dos objetos está bem mais dividida do que antes, o que facilita muito na colocação dos objetos. Ah! E o esquema de personalização dos objetos é similar ao de roupas! Tudo customizável!!!


Pra finalizar, só resta o Modo Construtor. Não joguei muito ainda esse modo, mas pelo o que joguei, parece idêntico ao do Sims anterior, com exceção da divisão de categorias, seguindo o mesmo estilo do Modo Compra.

Bom... Agora vou finalizando por aqui porque preciso jogar :p
Resumindo tudo: Vale a pena jogar!!! Se eu fosse um crítico de revista, eu daria um 9,0 bem dado pro jogo...

7 comentários:

Rock disse...

olha num curto mto esse jogo pq naums ei joga
mais eu axo mó da hr pr akem sabe huahaua

Mara disse...

Parabéns! Foi um ótimo review!!! Digno de revista. Quero comprar o meu logo! Beijo

Karen Krüger disse...

Valeeeu pelo poste a-do-rei, eu amoo The Sims! Foi o primeiro jogo que comprei quando ganhei meu pc em 2005, eu tinha todos do The Sims 1, agora tenho todos do The Sims 2, e amanhã vou conseguir jogar o The Sims 3! :DD

Anônimo disse...

Aiiii que vontade de jogar! Tive q trocar a placa de vídeo e nem o the sims 2 roda mais no pc. Tô pra ficar DOIDA! Sou muuuito viciada nesse jogo, principalmente na parte de arquitetura dele! *.* Amei o post! Se achar + coisas interessantes conta pra gente, os reles mortais! :D bjoooo! Bom Jogo!

Anônimo disse...

Muito legal seu review do TS 3!!!ADOREI o site.
Mais ainda não tenho o TS 3....mais pretendo comprar,pois parece ser um otimo jogo.

Jesssica disse...

eu tenho tenho the sims 3 (morram de inveja)e nunca pensei tão legal eu consegui fazer uma menina identica a mim mesma parabens EA

Anônimo disse...

Manda pro meu email o link pra baixar!!!! POR FAVOR!

suriadakismelo@gmail.com


Jackson Siqueira

Postar um comentário